quinta-feira, 26 de maio de 2011

MISC EDUCATIVO









Visita da Escola Municipal Liberdade - Cuiabá

MISC EDUCATIVO






Visita da Escola Nova Pedagogia - ENP (Megattur).

MISC EDUCATIVO






Visita da Escola Estadual Elisabete Mineiro - Várzea Grande

MISC EDUCATIVO







Visita dos alunos da Escola Estadual Vanil Stabilito - Várzea Grande

MISC EDUCATIVO




Visita da Escola Estadual Benedito de Carvalho ao MISC

sexta-feira, 13 de maio de 2011

9ª Semana Nacional de Museus no MisC Lázaro Papazian

 
A Secretaria da Cultura de Cuiabá, através do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Papazian”, integrou-se à 9ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura). Cerca de três mil eventos estão programados pelos museus participantes em mais de 500 cidades de todos os estados do país. A 9ª Semana será realizada de 16 a 22 de maio e é celebrada anualmente por dezenas de países, sendo o maior evento, em âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema de cada ano é definido pelo Conselho Internacional de Museus. Em 2011, o tema será “Museu e Memória”.
A programação do MisC Lázaro Papazian para esse período é composta pela exposição “Fios da memória: Rondon, do telégrafo ao telefone”. Formada por imagens da Comissão Construtora das Linhas Telegráficas, pertencentes ao acervo fotográfico do MisC, essas imagens revelam os trabalhos da Comissão chefiada pelo Marechal Rondon, ao longo dos trechos das linhas telegráficas e Estações. Equipamentos como telégrafo, câmera, telefones, entre outros compõem essa mostra.
A exposição estará aberta à visitação pública no período de 16 a 31 de maio, sempre de segunda a sexta-feira, das 14:00 às 18:00 horas. Fora desse horário, o museu atende apenas ao agendamento de grupos escolares. Informações pelo fone 3617-1288 ou ainda pelo e-mail: movimentomisc@gmail.com. O MisC Lázaro Papazian está situado à Rua Voluntários da Pátria, nº 75, no Centro Histórico de Cuiabá. 
Realização:

MinC - Ministério da Cultura
IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
PMC - Prefeitura Municipal de Cuiabá
SMC - Secretaria da Cultura de Cuiabá
MisC - Museu da Imagem e do Som de Cuiabá Lázaro Papazian
 
Apoio:

Funai – Fundação Nacional do Índio
Central Correios - MT / Filatelia
 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Rondon - O último dos bandeirantes


Neste dia 05 de maio, data em que celebra o aniversário do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o Patrono das Comunicações, o Museu da Imagem  e do Som de Cuiabá tem o prazer de exibir o documentário “Rondon – O último dos bandeirantes. O filme tem exibição marcada para as 15 horas, na sala de projeção do museu.

Rondon - O último dos bandeirantes
Um documentarista em pesquisa encontra um dos telégrafos da Comissão Rondon em uma tribo de índios bororos, na Missão Merurí, Mato Grosso, dando início a narrativa da vida e da obra do Marechal Rondon.
O documentarista mostra a história do homem que virou mito, as pessoas que influenciaram sua personalidade, crença e determinação. Na primeira fase, de1864 à 1906, como não existem registros, foram produzidas imagens com rigorosa pesquisa de época, caracterização de cenários e atores. Na segunda fase, de 1906 à 1958, são utilizados filmes e fotos da época (arquivo) juntamente com a iserção de cenas produzidas para que a história fique completa.
Duração: 60 minutos
Produção: Leão filmes

terça-feira, 3 de maio de 2011

Ibram divulga programação completa da 9ª Semana de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura) divulgou nesta segunda-feira, 25 de abril, o guia com a programação completa da 9ª Semana Nacional de Museus. A publicação traz informações sobre os cerca de 3 mil eventos programados pelos museus participantes em mais  de 500 cidades de todos os estados do país. A 9ª Semana será realizada de 16 a 22 de maio.
Neste ano, a Semana de Museus terá participação recorde: 1.006 museus e instituições culturais integrarão a programação, oferecendo eventos como exposições, oficinas, espetáculos, seminários, exibição de filmes e outras atrações.
A Semana de Museus é celebrada anualmente por dezenas de países e é o maior evento, no âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema de cada ano é definido pelo Conselho Internacional de Museus. Em 2011, o tema será Museu e Memória.
Em 2010, a comemoração teve participação de mais de 30 mil museus em 95 países. A iniciativa tem sido responsável pelo aumento de visitação nas instituições.  No Brasil, a Semana de Museus vem sendo realizada desde 2003, sob coordenação do Ibram.

Veja a programação completa





segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mesa redonda

Ikuiapá - Cuiabá: memória e identidade / ano II
2º Mesa redonda: 
Imagens e sons das águas em Mato Grosso.
Mediação: 
Paulo Modesto (UFMT)
Palestrantes:
Prof. Dra. Anna Maria Ribeiro F. M. Costa (FUNAI - UNIVAG) - "O sentido mítico religioso da água para os Nanbiquara do cerrado";
Prof. Dra. Thereza Martha Pressoti (UFMT) - "Na trilha das águas: índios e natureza na conquista colonial do centro da América do Sul, os sertões de Cuiabá - Mato Grosso no século XVIII". "A natureza dos rios nas Notícias Práticas das Minas de Cuiabá: a trilha das águas nos pantanais do centro da América".
Prof. Ms. Ana Paula Lopes (SEDUC) - "A iconografia das águas nas páginas do Album Graphico de Matto Grosso de 1914".
Prof. Ms. Neila Barreto (SANECAP) - "História do abastecimento de água em Cuiabá (1790 - 1886) e sua relação com o meio ambiente".
Prof. Ms. Ivan Belém (MISC / INAU / GPEA - "Entre o simbólico e o sagrado: a importância da água para os povos pantaneiros. O mito de Tchá Mariana".