sexta-feira, 1 de abril de 2011

IDENTIDADES CUIABANAS EM FOCO NO MISC

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal de Cuiabá/ Secretaria da Cultura lançarão uma série de atividades no período de 05 a 29 de abril, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Pappazian” – MISC. A exemplo do ano anterior, em que se comemorou o aniversário da capital de Mato Grosso, integrada aos povos indígenas, este ano o evento será reeditado. Por isso a denominação “Ikuiapá-Cuiabá: identidade e memória / ano II”, realizada em parceria com FUNAI, SEDUC, INCA, AMAV, Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso, Academia dos Saberes Indígenas e Instituto Yakamaniru .
 Farão parte da programação as mostras de vídeos “ Cine MISC: Mato Grosso em Foco” e “Cine MISC: Povos Indígenas em Mato Grosso”, exposições do acervo do próprio museu e a exposição etnográfica “Universo das águas”. Aliás, o foco deste ano será a água e a sua importância para a cultura de todos os povos que compõem a identidade deste Estado. Ainda dentro da programação estão previstas duas mesas redondas com o título de “Imagens e sons das águas em Mato Grosso”, com a presença de personalidades ligadas ao tema. Haverá entrega de certificados.
 O lançamento oficial de “Ikuiapá-Cuiabá: identidade e memória II” acontecerá dia 05 de abril, às 19:00 horas, e é aberto ao público. Também nessa ocasião acontecerá o lançamento dos resultados do projeto de digitalização do acervo fotográfico do MISC, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do município de Cuiabá. Composto por aproximadamente 10 mil documentos produzidos ao longo do século XX, fazem parte desse acervo fotografias, cartões-postais, negativos, diapositivos e álbuns fotográficos. Constam também registros dos fotógrafos pioneiros de Cuiabá e Baixada Cuiabana, como Eurípides Andreato (o Nenê) e Lázaro Papazian, o Cháu, entre outros fotógrafos, que integram e enriquecem o acervo.
 Com este projeto foi possível organizar, catalogar e digitalizar os documentos do MISC, a fim de garantir e ampliar as suas ações educativas e culturais. Foram adquiridos também equipamentos de informática necessários à execução dos trabalhos de catalogação e reprodução das imagens; e a obtenção de software com sistema apropriado à indexação do atual conjunto fotográfico. Compete a este software simplificar a busca no banco de dados exibindo os conteúdos com maior agilidade, garantindo dessa forma a preservação e a difusão da memória imagética de Cuiabá.
 Toda a programação é gratuita. O MISC está situado à Rua Voluntário da Pátria, no centro histórico de Cuiabá. Está aberto de segunda a sexta-feira, das 14:00 às 18:00 horas. Abre além desses horários, apenas com agendamento escolar. Interessados podem entrar em contato através do fone 3617-1288 ou pelo e-mail movimentomisc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário